Dia Mundial do Meio Ambiente


O dia 5 de Junho marca a data em que aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo na capital da Suécia, em 1972, que ficou conhecida como a Conferência de Estocolmo.


Esse evento foi o primeiro a reunir representantes de governos e instituições não governamentais de mais de 100 países para discutir questões importantes do meio ambiente, tais como a chuva ácida, a poluição do ar e a preservação dos recursos naturais.


Como resultado, a Declaração de Estocolmo adota principalmente metas e objetivos de política ambiental amplos, em vez de posições normativas detalhadas.


Foi nos anos 1970 que começou a crescer o interesse pelas questões ambientais e emergiu com grande força o conceito de Desenvolvimento Sustentável.


Segundo Denise Hamú, representante do PNUMA no Brasil, o ser humano nem sempre tem a consciência, mas desde o alimento que consumimos à água que bebemos, o ar que respiramos e, inclusive, muitos medicamentos que salvam vidas, todos são providos pela natureza. Ela cita que quando se perde a biodiversidade, perde-se todos esses serviços dos quais o ser humano depende para existir.


“Chegamos a um momento da história em que devemos orientar nossos atos em todo o mundo com particular atenção às consequências que podem ter para o meio ambiente. Por ignorância ou indiferença, podemos causar danos imensos e irreparáveis ao meio ambiente da terra do qual dependem nossa vida e nosso bem-estar. [...] Para chegar à plenitude de sua liberdade dentro da natureza, e, em harmonia com ela, o homem deve aplicar seus conhecimentos para criar um meio ambiente melhor. [...]” – Trecho da Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente (Estocolmo, 1972), parágrafo 6.



Com o tema: “Economia limpa e socialmente justa”, Minas Gerais se prepara para as comemorações da Semana do Meio Ambiente com a realização de cinco webinars, com foco no debate de temas voltados, principalmente, à construção de uma economia baseada em formas de produção mais limpas e socialmente justas pós pandemia e à retomada da economia verde em Minas e no Brasil. Os debates, de participação gratuita, contam com a presença do governador Romeu Zema e outras autoridades.


Os vídeos estão disponíveis no site do Governo Federal e no YouTube.


As ações são coordenadas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e têm participação dos demais órgãos que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SISEMA): a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).



É apenas um dia para repensar atitudes e criar novos hábitos que devem fazer parte do cotidiano de todas as pessoas, pois se ter um ambiente saudável é nosso direito, cuidar do planeta é também dever de todos.

Para isso, é preciso aproveitar o tempo olhando com cuidado cada escolha e decidir pelo melhor. Pode-se aproveitar este período de quarentena para tomar os primeiros passos e ter uma vida mais sustentável.


Pensando em ajudar o cidadão a criar hábitos saudáveis e sustentáveis, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) elaborou um calendário com sugestões de pequenas ações que, com o passar do tempo, ajudam a diminuir os impactos na natureza:


"A sustentabilidade é responsabilidade de todos." – Célia Pereira (Coordenadora substituta de Educação Ambiental do ICMBio)

Ligue em nosso escritório e agende uma consultoria. | Telefone: (035) 3441-2534

ETHOS Ambiental, Engenharia e Arquitetura



Literaturas consultadas:


APA. Desenvolvimento Sustentável. © Agência Portuguesa do Ambiente, 2020. Disponível em: <http://apambiente.pt/_zdata/Politicas/DesenvolvimentoSustentavel/1972_Declaracao_Estocolmo.pdf>. Acesso em Junho de 2020.


GOMES, E., Minas Gerais se prepara para as comemorações da Semana do Meio Ambiente. Assessoria de Comunicação – Ascom / Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Sisema. 2020. Disponível em: <http://www.meioambiente.mg.gov.br/noticias/4201-minas-gerais-se-prepara-para-as-comemoracoes-da-semana-do-meio-ambiente>. Acesso em Junho de 2020.


HANDL, G., Declaration Of The United Nations Conference On The Human Environment (Stockholm Declaration), 1972 And the Rio Declaration On Environment And Development,1992. United Nations Audiovisual Library of International Law. Copyright © United Nations, 2012. All rights reserved. Disponível em: <https://legal.un.org/avl/ha/dunche/dunche.html>. Acesso em Junho de 2020.


IBAMA. Ibama comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com livro e debates. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/eventos/semana-do-meio-ambiente-2020/noticias-e-programacao/ibama-comemora-dia-mundial-do-meio-ambiente-com-livro-e-debates-1>. Acesso em Junho de 2020.


ICMBIO. Hábitos sustentáveis reduzem impactos na biodiversidade. 2014. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/4-destaques/5461-habitos-sustentaveis-reduzem-impactos-na-biodiversidade>. Acesso em Junho de 2020.


ONUBR. A ONU e o meio ambiente. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/>. Acesso em Junho de 2020.


ONUBR. Dia Mundial do Meio Ambiente: PNUMA promove reflexões virtuais para estimular ações reais. 2020. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/dia-mundial-do-meio-ambiente-pnuma-promove-reflexoes-virtuais-para-estimular-acoes-reais/amp/>. Acesso em Junho de 2020.


TODA MATÉRIA. Dia Mundial do Meio Ambiente. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/dia-mundial-do-meio-ambiente/>. Acesso em Junho de 2020.




0 visualização

© 2017 por Tamiris Paiva. Criado orgulhosamente com Wix.com

whats.png