Governo de Minas lança campanha de prevenção a incêndios florestais.

O Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, denominado Força Tarefa Previncêndio (FTP), regido pelo Decreto Estadual nº 45.960, de 02 de maio de 2012, tem o intuito de desenvolver as atividades de prevenção e combate a incêndios florestais nas unidades de conservação sob responsabilidade do Estado, nas áreas de relevante interesse ecológico ou em áreas florestais que coloquem em risco a segurança das pessoas, o meio ambiente e o patrimônio da comunidade mineira.

Segundo o Diretor-geral do IEF:


“A campanha tem foco nos sérios danos causados pelo fogo criminoso, capaz de consumir a vegetação, matar animais, secar nascentes, entre outros prejuízos ambientais, e ainda agravar doenças respiratórias na população” Antônio Malard (Diretor-geral do IEF).


A FTP conta com um quadro de 265 brigadistas contratados pelo IEF além de mais 145 profissionais a serem recrutados, com o objetivo de cumprir 40 horas semanais conforme demanda das Unidades de Conservação de Proteção Integral das Bacias dos Rios Doce e São Francisco.


Houve também a aquisição de 17 caminhonetes 4x4 equipadas com motobomba, roçadeiras e sopradores; 1 carro de passeio e 2 caminhões de combate com capacidade de armazenamento de 5.000 Litros de água; além da aquisição de equipamentos manuais utilizados no combate ao fogo.




Combate ao incêndio florestal ocorrido no Parque Nacional da Serra da Canastra, durante os dias 15 a 20 de Agosto de 2020.

O parque abriga várias espécies vegetativas do cerrado e nascentes formadoras e contribuidoras dos Rios Federais: Rio São Francisco e Rio Grande.

Além de uma rica diversidade animal, onde é possível avistar várias espécies ameaçadas de extinção, como o Lobo-guará, Onça parda, Tamanduá-bandeira, Tatu Canastra, Veado-campeiro, Gavião carcará, entre outros.

Foram queimados cerca de 23.850 hectares do parque!



Segundo o IEF, o trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais irá diminuir o intervalo entre a notificação do incêndio e o deslocamento das equipes de contenção até o local definido, reduzindo dano na área atingida.


O reforço foi possível devido a um recurso de compensação mineral oriundo de uma empresa com atuação em Minas, no valor de R$ 14 milhões, que teve o uso aprovado pela Câmara de Proteção à Biodiversidade, do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).


“Muitos são os fatores que influenciam no combate a um incêndio. Apesar de não ser possível estabelecer números exatos capazes de relacionar área queimada e tempo-resposta, podemos afirmar que quanto mais rápido é o trabalho dos brigadistas maior é a chance de debelar o incêndio ainda no início” Rodrigo Bueno Belo (Coordenador operacional da FTP e Gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do IEF)


Para auxiliar na prevenção às queimadas no estado, o Governo de Minas Gerais apoiou a campanha de prevenção da Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), que realiza alertas publicitários e conscientizações sobre a responsabilidade de cada cidadão na prevenção de incêndios e busca a prevenção de vidas de brigadistas e bombeiros que atuam no combate às chamas.


“O cuidado com a vida animal, com os bombeiros e brigadistas precisa ser destacado porque o combate aos incêndios traz grandes riscos. E a ideia é conscientizar a população para que cada um tenha a sua responsabilidade neste trabalho de prevenção” Adriana Maugeri (Presidente-executiva da AMIF)


O trabalho realizado pela AMIF tem apoio do Governo de Minas por meio da Semad, IEF e a Força-Tarefa Previncêndio, além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, dentre outras instituições.


Previna queimadas!

Ligue em nosso escritório e agende uma consultoria. | Telefone: (035) 3441-2534

ETHOS Ambiental, Engenharia e Arquitetura


Literatura consultada:


LOPES, V., CABIDELI, E., Governo de Minas lança campanha de prevenção a incêndios florestais. Instituto Estadual de Florestas – IEF. Ascom/Sisema. 2020. Disponível em: <http://www.ief.mg.gov.br/noticias/3110-governo-de-minas-lanca-campanha-de-prevencao-a-incendios-florestais> Acesso em Setembro de 2020.


MINAS GERAIS. Decreto Estadual nº 45.960, de 02 de maio de 2012. Dispõe sobre a força tarefa previncêndio - ftp - instituída no âmbito do programa de prevenção e combate a incêndios florestais – previncêndio. Disponível em: <https://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=DEC&num=45960&comp=&ano=2012> Acesso em Setembro de 2020.


NASCIMENTO, S., Governo de MG participa de lançamento da campanha de incêndios da AMIF. Ascom/Sisema. 2020. Disponível em: <http://www.meioambiente.mg.gov.br/noticias/4330-2020-08-13-17-50-38> Acesso em Setembro de 2020.


NASCIMENTO, S., PARANAIBA, G., Prevenção e combate a incêndios florestais será reforçado em Minas Gerais. Instituto Estadual de Florestas – IEF. Ascom/Sisema. 2020. Disponível em: <http://www.ief.mg.gov.br/noticias/3152--governo-de-minas-vai-reforcar-prevencao-e-combate-a-incendios-florestais-no-estado> Acesso em Setembro de 2020.


O TEMPO. Com 23 mil hectares de mata queimada, chega ao fim incêndio na Serra da Canastra. 2020. Disponível em: <https://www.otempo.com.br/cidades/com-23-mil-hectares-de-mata-queimada-chega-ao-fim-incendio-na-serra-da-canastra-1.2375022> Acesso em Setembro de 2020.


SERRA DA CANASTRA. Fauna e Flora. Disponível em: <https://www.serradacanastra.com.br/atracoes/fauna-e-flora> Acesso em Setembro de 2020.


TV ARAXA. Heróis do fogo salvam a Serra da Canastra para o futuro. 2020. Disponível em: <https://tvaraxa.com.br/herois-do-fogo-salvam-a-serra-da-canastra-para-o-futuro/> Acesso em Setembro de 2020.

Posts Recentes
Procurar por tags

© 2017 por Tamiris Paiva. Criado orgulhosamente com Wix.com

whats.png
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now